Trânsito
SMTT volta a contar com radar móvel e etilômetro
Medidas estão sendo aplicadas desde quarta-feira para prevenir acidentes nas vias urbanas do município
Paulo Rossi -
O radar móvel e o etilômetro estão de volta na batalha por um trânsito mais seguro em Pelotas. No mês em que a campanha Maio Amarelo ganha as ruas para chamar a atenção para a vida, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) opera com os novos equipamentos. O radar atuará nas principais vias da cidade e o bafômetro será aplicado em situações específicas. A expectativa é continuar diminuindo os acidentes e, principalmente, as vítimas fatais. Na quarta-feira, primeiro dia de atuação, um veículo Ford Fusion foi identificado a 98km/h em um trecho com velocidade permitida de 60km/h.
O radar já existe há cerca de uma década na cidade, mas o novo equipamento é mais moderno e de fácil manejo. O titular da SMTT, Flávio Al Alam, explica que o radar móvel antigo vinha estragando frequentemente e era de difícil montagem, por envolver fiação e outras tecnologias já obsoletas. Embora a expectativa seja de seguir usando ele, agora há a certeza de que haverá um material de qualidade e que poderá ser operado diariamente. Já o etilômetro, que havia encontrado problemas de liberação com o Inmetro, está disponível. Ele será o terceiro da Secretaria. O município também conta com bafômetros pertencentes à Brigada Militar para atuar nas operações.
Dentre as principais vantagens do novo radar está a facilidade com que ele pode mudar de localização. A expectativa é de que ele atue em quatro vias por dia. Segundo o agente Carlos Brem, a sua praticidade chama a atenção. "O outro passava mais tempo montando que operando", explica. Agora, é só cadastrar o operador, a via e ele já começa a funcionar. A reportagem acompanhou a atuação na tarde desta quinta-feira (16) na avenida Dom Joaquim. Embora nenhum veículo tenha excedido o limite de 60 km/h no trecho, o agente explicou que o equipamento, quando flagra a infração, automaticamente já fotografa a ação. Por isso, a chance de erros humanos é mínima.
Captação longa
Embora o reflexo do condutor seja diminuir a velocidade quando percebe a presença do agente de trânsito com o radar, ele capta longas distâncias. Mas a educação dos motoristas vem chamando a atenção. Nesta quinta-feira, houve uma média de duas infrações por hora. "No geral, o pessoal não está como antigamente", elogia. O secretário diz que a expectativa é de ficar em zonas com limite de velocidade entre 50 e 60 km/h. Ele ressalva que há também a tolerância de 7 km/h para ser aplicada a multa.
Prevenção, e não "indústria da multa"
São três os principais causadores de acidentes graves nas zonas urbanas, segundo o secretário: a alta velocidade, a ingestão de bebidas alcoólicas e a imprudência em geral. Seus dados apontam que estas ações correspondem de 85% a 90% dos casos. E o radar surge como uma forma para diminuir estes acidentes. A ideia não é multar, ele deixa claro. As punições para estas infrações foram elevadas, mas o objetivo não é arrecadar. "É só obedecer a sinalização. Aí ele destrói essa dita indústria da arrecadação", aponta.
As blitze também são parceiras na prevenção. Ele diz que o número de casos de embriaguez no trânsito vem caindo muito ao longo dos anos. "As pessoas estão muito mais conscientes", opina. Iniciativas como eleger um motorista da rodada, utilizar-se de táxis e aplicativos de transportes também são apontados como fatores determinantes para esta diminuição, com a conscientização andando junto ao temor de ser multado. Atualmente, ele aponta o celular como um dos grandes contribuintes aos acidentes, já que as mensagens desviam o olhar e a atenção do condutores.
Número de mortes está caindo nesta década
Os dados da Secretaria apontam que, de 53 mortes em 2010 na vias urbanas de Pelotas, as estatísticas caíram para 21 óbitos entre 1º de janeiro e 15 de outubro de 2018. A maior redução foi a partir de 2016, quando ocorreram 43 mortes, e 23 em 2017. O secretário atribui esta mudança à conscientização e às ações preventivas.
Locais do radar
Embora a Secretaria costume divulgar os locais de atuação do radar móvel, Al Alam garante que não há obrigatoriedade. E também não há via que não possa contar com este serviço. Se antes a lei pedia uma justificativa para realizar a ação, agora é necessário apenas estar em um veículo oficial e em vias com identificação de velocidade. Confira onde o radar estará neste mês.
Sexta-feira - Avenida Zeferino Costa, avenida Duque de Caxias, avenida Adolfo Fetter e avenida Bento Gonçalves
Sábado - Rua Professor Doutor Araújo, avenida Bento Gonçalves, avenida Fernando Osório e avenida Ildefonso Simões Lopes
Domingo - Avenida Bento Gonçalves, avenida Fernando Osório, rua Marcílio Dias e avenida Adolfo Fetter
20/5 - Avenida República Líbano, avenida Ildefonso Simões Lopes, rua Santos Dumont e avenida Ferreira Viana
21/5 - Rua Professor Doutor Araújo, avenida Duque de Caxias, avenida Dom Joaquim e avenida Zeferino Costa
22/5 - Avenida Duque de Caxias, avenida Bento Gonçalves, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e rua Santos Dumont
23/5 - Avenida Dom Joaquim, rua Conde de Porto Alegre, avenida Ildefonso Simões Lopes e avenida Bento Gonçalves
24/5 - Rua Santos Dumont, avenida República do Líbano, avenida Bento Gonçalves e avenida Ferreira Viana
25/5 - Avenida Bento Gonçalves, avenida Dom Joaquim, avenida Duque de Caxias e avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
26/5 - Avenida Zeferino Costa, rua Marcílio Dias, avenida Bento Gonçalves e avenida Adolfo Fetter
27/5 - Avenida Ildefonso Simões Lopes, avenida Domingos de Almeida, avenida República do Líbano e rua Conde de Porto Alegre
28/5 - Rua Gomes Carneiro, avenida Dom Joaquim, avenida Ildefonso Simões Lopes e avenida Adolfo Fetter
29/5 - Avenida República do Líbano, avenida Zeferino Costa, avenida Bento Gonçalves e avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
30/5 - Avenida Ildefonso Simões Lopes, avenida Duque de Caxias, avenida Ferreira Viana e avenida Dom Joaquim
31/5 - Avenida República do Líbano, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, avenida Ferreira Viana e rua Santos Dumont
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário